E-Câncer - Informações sobre câncer e oncologia
 // principal / autor  Blog com atualizações   ::tipos de câncer::   ::câncer infantil::   ::guias para pacientes:: 

 

Sintomas Perigosos - quando procurar um médico?

Uma boa regra para se levar em conta, para se decidir marcar consulta num médico, é se perguntar se o sintoma que você está sentindo está incomodando há algum tempo. Sintomas persistentes são especialmente importantes como alertas para o câncer. Apesar de na maioria das vezes serem alarmes falsos, é sempre melhor ter os sintomas checados.

É difícil lembrar de todos os sintomas dos mais de 200 tipos de câncer, então, estabeleço os seguintes 7 sintomas que são pistas comuns do câncer:

1. Uma mudança no hábito intestinal ou urinário

Uma mudança na rotina de quantas vezes se vai ao banheiro, para urinar ou evacuar. Uma mudança em qualquer rotina pode ser um sinal de câncer: constipação crônica, ou, contrariamente, diarréia de longa duração, podem ser sintomas de câncer de cólon ou reto. A avaliação médica é importante, pois o tratamento sintomático com laxativos ou constipantes pode retardar o diagnóstico.

Sangramento nas fezes também deve ser prontamente investigado por um médico, bem como também deve-se procurar um médico caso haja dificuldade ou dor para urinar, ou sangramento na urina - pode significar câncer de próstata ou bexiga.

2. Feridas que não cicatrizam

O câncer de pele pode sangrar, ou parecer um machucado que não cicatriza. Pode surgir em qualquer lugar do corpo, incluindo os órgãos genitais. Estas feridas também podem aparecer na boca ou garganta, e devem ser avaliadas logo que notadas; isto é particularmente importante para fumantes, ou pessoas que bebem grande quantidade de álcool.

3. Sangramento não usual

Sangramento anormal pode ocorrer no câncer inicial ou avançado. Tosse com escarro com sangue pode significar câncer de pulmão. Uma mulher com sangramento vaginal entre os períodos de menstruação, ou após a menopausa, deve procurar um médico imediatamente - câncer de endométrio ou de colo do útero podem causar sangramento vaginal.

Sangue nas fezes pode significar câncer de cólon e reto, e sangue na urina pode significar câncer de bexiga ou rins. Secreção sanguinolenta pelo mamilo pode ser um sinal de câncer de mama.

4. Inchaço ou nódulos na mama ou de outro órgão

Muitos tumores podem ser sentidos através da pele, principalmente na mama, nos testículos ou partes moles do corpo. Também o aparecimento de gânglios (nódulos) como por exemplo nas axilas ou no pescoço, pode ser algum sinal de que algo não vai bem. Em geral, qualquer nódulo ou aumento de volume de algum órgão deve ser prontamente relatado a um médico, para avaliação.

5. Indigestão ou dificuldade para engolir

Estes dois sintomas são conhecidos como dispepsia e disfagia, e podem indicar câncer de esôfago, estômago ou faringe (o tubo que conecta a boca ao esôfago). Geralmente quando estes sintomas estão presentes, o tumor pode estar num estágio mais avançado, portanto a procura de um médico deve ser imediata.

6. Mudança recente numa verruga ou mancha

Verrugas ou manchas que mudam de cor, perdem a definição das bordas, sangram, ou crescem devem ser vistas por um médico imediatamente. Estas lesões podem significar melanoma, uma doença bastante agressiva, mas com altas taxas de cura se tratadas precocemente.

7. Tosse ou rouquidão persistente

O desenvolvimento de tosse que dura mais do que duas semanas é um sinal importante, que deve ser visto por um médico. Juntamente com rouquidão prolongada, pode indicar uma neoplasia de pulmão, laringe (caixa da voz), ou tireóide. Podem sugerir estágios mais avançados da doença e por isso a procura de um médico deve ser rápida.

ATENÇÃO

Perda de peso, fraqueza, febre, dor podem também ser sintomas muito importantes.

Obrigado por me visitar. Se tiver dúvidas ou sugestões, mande uma mensagem Mande um e-mail agora mesmo!.

   
Voltar à página principal Última atualização: 28/08/2009
Bibliografia