E-Câncer - Informações sobre câncer e oncologia
 // principal / autor  Blog com atualizações   ::tipos de câncer::   ::câncer infantil::   ::guias para pacientes:: 

 

Esclarecimentos sobre a relação entre desodorantes e antiperspirantes e o câncer de mama

A mensagem - boato ou "hoax"

Tem circulado na internet através das mensagens eletrônicas uma boato que rapidamente causou alarme em grande parte das pessoas. Recebi vários questionamentos, e por isso acho importante fazer a divulgação do que é real. Leia abaixo o que circula:

CÂNCER DE SEIO (IMPORTANTE)
Há um tempo atrás, eu assisti um seminário de Conscientização de Câncer no Seio com Terry Birk, com apoio de Dan Sullivan.
Durante o debate, perguntei por que a região mais comum (e ao que parece,a mais mortal) de Câncer de Seio estava perto da axila. Minha pergunta não pode ser respondida naquele momento. Este e-mail me foi enviado há pouco, e eu acho interessante que minha pergunta foi respondida. Eu desafio todos a repensar seu uso cotidiano de um produto que poderia conduzir, em última instância, a uma enfermidade terminal. A partir de hoje, eu mudarei meu hábito.
A causa principal de câncer de seio é o uso de antiperspirante.
O que? Uma concentração de toxinas e chumbo para mutação: de célula a.k.a. - CÂNCER.
Sim, ANTIPERSPIRANTE. A maioria dos produtos é uma combinação de antiperspirante /desodorante. Confira as etiquetas. Desodorante tudo bem, mas antiperspirante não.
Aqui está o por que: O corpo humano tem algumas áreas que usa para purgar toxinas; atrás dos joelhos, atrás das orelhas, área da virilha, e axilas. Onde as toxinas são purgadas na forma transpiração. Antiperspirante, como o nome claramente indica, o previne de suar, inibindo o corpo assim de purgar toxinas debaixo das axilas. Estas toxinas não desaparecem num passe de mágica. Ao invés disso, o corpo os deposita nos nódulos linfáticos debaixo dos braços já que não pode suar. Quase todos tumores de câncer de seio acontecem no quadrante superior da área do peito. É justamente onde os nódulos linfáticos estão localizados. Além disso, os homens tem menos probabilidade (mas não são completamente isentos) de desenvolver câncer de seio devido ao uso de antiperspirante porque a maior parte do produto fica nos pelos e não é diretamente aplicado a pele. Mulheres que aplicam antiperspirante logo depois de raspar as axilas aumentam o risco porque raspar causa cortes quase imperceptíveis na pele que dão as substâncias químicas canais para penetrar no corpo pela área das axilas.
POR FAVOR passe isto para todos aqueles com quem você se preocupa.
Câncer de seio está se tornando assustadoramente comum. Esta consciência pode economizar vidas.
Obrigada.
Katrina Scott - Diretora Assistente de Marketing De Esporte Univ
Maryland - P.O. Box 295 - Cole Field House/Campus Drive - College Park,
MD
20741-0295

Comentários

Infelizmente existem pessoas até bem intencionadas, que repassam as mensagens, do tipo corrente, que recebem, sem checar a veracidade da informação recebida.
O pior: existem pessoas mal intencionadas, que criam esses boatos, e muitas vezes causam pânico.

A mensagem acima é cheia de erros, que citarei abaixo:

  1. O câncer de mama é mais comum no quadrante superior externo (perto da axila) porque é neste local a maior concentração de tecido glandular mamário. É ali também o local mais comum de mastites, quando as mães amamentam os filhos, pelo mesmo motivo.

  2. O corpo elimina as toxinas de várias maneiras - as principais vias são a urinária e a biliar. A principal função do suor não é a aliminação de toxinas, mas o resfriamento do corpo.

  3. A transpiração ocorre em todo o corpo, através da glândulas sudoríparas. E não em áreas específicas, como sugere o texto acima. Mesmo que o suor fosse um meio importante para a eliminação de toxinas, evitando o suor nas axilas estaríamos cobrindo menos de 1% da superfície corporal.

  4. Os vasos linfáticos - que drenam para os nódulos linfáticos - estão presentes em TODO o corpo, e não em áreas específicas.

  5. Os homens tem menor chance de desenvolver câncer de mama obviamente porque possuem muito menos tecido glandular mamário do que as mulheres.

  6. Finalmente, não existe nenhuma evidência científica que associe qualquer substância presente nos desodorantes e antiperspirantes com o desenvolvimento do câncer de mama.

Atenção

Não repasse o boato para outras pessoas. Encaminhe este esclarecimento a quem você ache importante.

Obrigado por me visitar. Se tiver dúvidas ou sugestões, mande uma mensagem Mande um e-mail agora mesmo!.

   
Voltar à página principal Última atualização: 03/05/2008
Bibliografia